Telegram ou WhatsApp?

Quem criou o Telegram?

Telegram foi criado pelos irmãos Pavel Durov e Nikolai , programadores russos e criadores da rede social VKontakte fundada no ano 2006, a maior rede social depois do Facebook da Europa e é o segundo site mais visitado na Rússia, depois do buscador Yandex. A rede social VK(VKontakte) é usada principalmente na Rússia, Ucrânia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Bielo-Rússia e Israel, e tem uma interface web muito semelhante a do Facebook.

Com o sucesso de VKontakte os irmãos Durov decidiram criar um novo projeto chamado Telegram, um projeto não comercial e baseado principalmente na privacidade dos seus usuários acima de tudo.

Quais as principais diferenças entre os aplicativos Telegram e WhatsApp

Depois que a justiça federal decretou o encerramento do WhasApp Messenger por 48h (e que já foi encerrada), milhares de pessoas recorreram ao Telegram como forma de substituir o anterior, mas o que ninguém esperava é que a maioria fosse se sentir muito confortável com o azulzinho e desconsiderar voltar para o WhatsApp.

No entanto, ainda há muitas pessoas indecisas sobre o aplicativo e, pensando nisso, trouxemos uma lista em que apresentamos as principais diferenças entre o Telegram e o WhatsApp.

Diferenças entre o Telegram e o Whatsapp

Telegam vs WhatsApp

  • SEGURANÇA

Uma das maiores diferenças entre os aplicativos é como cada um lida com a segurança oferecida pelo serviço.

Você pode não ter percebido ainda, mas o WhatsApp não se responsabiliza por perda de dados. E perda de dados é, inclusive, um dos maiores problemas que temos com o aplicativo. Ele é fácil de ser hackeado e seus arquivos salvos no celular podem ser facilmente acessados. Há, inclusive, aplicativos que provam que a segurança não é o foco do WhatsApp.

telegram-chat-secretoJá o Telegram se preocupa com sua privacidade ao máximo. Além de usar um servidor para que você hospede seu conteúdo, ele usa um sistema criptografado que, por si só, já torna o seu uso mais seguro. Além de possuir uma opção de chat secreto que usa outro método de criptografia. Os criadores de Telegram estão tão seguros de seu sistema de segurança que oferecem uma recompensa de 300.000 $ a quem consiga hackear o seu sistema.

No aspecto de segurança, o Telegram vence o WhatsApp e vence sem nenhum receio.

  • COMPARTILHAMENTO

envia-documentos

O WhatsApp não envia qualquer tipo de arquivo. Ele envia um arquivo de áudio, foto, vídeo, localização e lista de contatos. Só. Nada mais. Mas cada um deles tem um limite de 16MB, além de reduzir a qualidade. Isso, suponha-se seja para evitar que a memória do seu celular seja ocupada só por ele, já que os arquivos ficam salvos no aparelho ou no cartão de memória.

Mas como o Telegram salva tudo na nuvem, ele não limita o formato do arquivo e você só precisa se preocupar com o limite de 1,5GB. Você pode mandar vídeos mais longos em qualidade boa, áudios mais longos, arquivos PDF’s e doc’s, além de imagens em Alta definição e entre outros formatos que desejar.

  • MENSAGEM DE VOZ

Um dos motivos para as pessoas se negarem a trocar o WhatsApp pelo Telegram é exatamente esta função.

Como o Telegram possui outras funções de envio de arquivos de áudio e vídeoconferência, não há opção de gravar sua voz direto dele e enviar automaticamente para o destinatário.

  • CONVERSAS SECRETAS E AUTO DESTRUIÇÃO DE MENSAGENSchat-secreto

Se este ponto para você é um requisito, não dúvide o Telegram é o seu aplicativo de mensageria. O Telegram oferece a opção de criar conversa secretas com criptografia end-to- end, ou seja, que as mensagens nunca passam pelos servidores do Telegramam, elas se criptografiam e descriptografiam nos dispositivos de cada usuário, e além disso você terá a opção de enviar mensagens para se autodestruir em um determinado tempo que pode ser de 2 segundos, 1 minuto ou 1 mês. Passado este período de tempo, a mensagem desaparecerá, tanto do telefone de origem e do telefone de destino.

  • CONVERSAS EM GRUPOcriar-grupos

Tanto um quanto o outro possuem a opção de reunir contatos em um grupo correspondente aos seus interesses.

No Telegram você pode marcar a pessoa na frase que deseja, assim ela vai saber que você está falando diretamente como ela. Como no Facebook, a pessoa pode responder embaixo do seu texto, separando as conversas e as organizando. E as pessoas não verão seu número de celular, mas sim seu nome de usuário escolhido no cadastro. Também no Telegram você pode criar conversas em grupos maiores, até 10.000 membros; ao contrário  do WhatsApp que só permite criar grupos de até 256 usuários.

No WhatsApp não há nenhuma destas opções.

  • EDITAR MENSAGENS

Editar-mensagensAdeus a erros de digitação nas mensagens! No Telegram pode-se editar o texto das mensagens depois de enviar. Isso funciona em todas as conversas do Telegram, incluindo grupos e conversas criptografadas.

Basta tocar e segurar na mensagem e pressione “Editar”.

  • CÓDIGO FONTE ABERTO – SOFTWARE LIVRE

Outra das grandes diferenças entre o Whatsapp e o Telegram é que o software é totalmente livre, isto é, o ” app” permite o acesso directo ao seu código fonte, modificar e redistribuir esta mudança para expandir sua funcionalidade e melhorar a plataforma com o apoio da comunidade. Já no caso do Whatsapp o código é fechado.

  • EDITOR DE FOTOS

Em ambos os aplicativos você tem a opção de tirar foto na hora e enviar para os amiguinhos, e cada um deles mostra a opção de editar a foto de alguma forma.

A diferença é que o WhatsApp só dá a opção de nomear a foto e, mesmo assim, a legenda não aparece na imagem. Você teria que descrevê-la logo em seguida.

No Telegram você possui um editor de fotos mais completo, como desfoque, iluminação e etc.

Editor de fotos Telegram

  • DISPONIBILIDADE MULTI-PLATAFORMA

E aqui entra um detalhe pouco importante para alguns, mas muito valioso para outros. A capacidade de usar o aplicativo em várias plataformas sem a necessidade de ter que usar métodos de terceiros, ou seja, não indicados pelos desenvolvedores dos aplicativos.

O WhatsApp está disponível para  Android, iPhone 8.1ou superior, Windows Phone 8.0 e 8.1, Nokia S60, Nokia S40 EVO, BlackBerry e BlackBerry 10. Em agosto de 2015 foi liberada uma versão web que você pode acessar pelo navegador e se usar o mesmo número que usou para cadastrar no seu aparelho, poderá sincronizar a conta Web com a do aparelho.

Já o Telegram está alguns passos à frente de seu concorrente. O Telegram está disponível para  AndroidiOSWindows Phone, via navegador e também para desktop (PC, Linux e Mac).Aplicatuvo multiplataforma TelegramQUAL O MELHOR APLICATIVO?

Se você levar em consideração a segurança, a disponibilidade multiplataforma e a capacidade de enviar arquivos em qualidade superior, o Telegram vence sem olhar para trás.

E embora poucos dos seus contatos possam utilizá-lo e não seja tão famoso quanto o concorrente, nada te impede de trazê-los para o lado azul da força.

Se você gostou do aplicativo e esta pensando em trocar para o WhatsApp pelo Telegram, agora você tem que convencer os seus amigos e familiares, para baixar Telegram em seus smartphones.Telegram VS Whatsapp

PD: ” Mas é que ninguém que eu conheço usa Telegram ” … Quando eu comecei a usar o aplicativo Telegram, ninguém utilizava. Agora, até mesmo a minha mãe é forçada a usá-lo. Eu disse aos meus amigos e parentes: Ou me escrevem por Telegram ou não respondo. Realmente os resultados foram impressionantes. Quem realmente está interessado em falar comigo escolheu instalar Telegram , e cada vez mais dos meus amigos estão se passando. 😉

Comments 2

  1. HEBE FERNANDES
  2. HEBE FERNANDES

O que você acha? Deixe o seu Comentário!